Parte central de Copenhague
Começando o tour pelo Vistors Centre, que fica na região central, bem próximo ao Tivoli. No Visitor Centre encontra-se guias, mapas e outras informações sobre a cidade.
Continuando a caminhada, chega-se ao Tivoli, um parque tradicional, porém sem maiores pretensões. O Tivoli é o parque mais antigo do mundo, foi inaugurado em 1843, sendo um ícone da cidade e um dos mais famosos parques de diversões do mundo. Aproximadamente 4 milhões de pessoas vão a cada ano ao parque.
O Tivoli ocupa um imenso parque com laguinhos e arvoredo, restaurantes, passarelas, bares, quiosques de alimentação, além de palcos ao ar livre para representação de pantomimas ou concertos. Nos finais de semana tem fogos de artifício.
A entrada varia de 75 a 95 DKK dependendo da época do ano. A entrada dá acesso ao parque, mas não aos brinquedos. O ticket para cada brinquedo é 25 DKK, se for comprar um passe para ir em vários, os preços vão variar de 145 a 1200 DKK, de acordo com o passe escolhido.
Em se tratando da Dinamarca, onde tudo é caro, é bom pensar se realmente compensa dispender tanto em um parque de diversões apenas pelo nome que ele tem. O Tivoli abre diariamente das 11 as 23 horas entre abril e dezembro.
Do outro lado do Tivoli está a NY Carlsberg Glyptotek. Este museu possui mais de 10,000 obras de arte, divididas em duas coleções principais, abrangendo desde o início da cultura ocidental do Mediterrâneo, incluindo obras gregas e romanas, a outras formas de arte dinamarquesa e francesa dos séculos 19 e 20. Algumas das pinturas expostas são de Monet, Sisley, Pissarro, Gauguin, dentre outros.
Este museu é citado no livro 1000 lugares para ver antes de morrer de Patricia Schultz. Assim como o Tivoli Garden.
O museu abre diarimente das 11:00 as 17:00. O ingresso custa 60 DKK e aos domingos a entrada é gratuita.
Passando pelo Tivoli e atravessando a H.C. Andersens Boulevard, chega-se à Rådhus, a prefeitura de Copenhague. O prédio e a torre da Rådhus foram inspirados na torre principal da Piazza del Campo, em Siena. O arquiteto, Martin Nyrop, desejava criar um prédio que daria “alegria para a vida cotidiana e prazer espontâneo a todos.”
Na frente da prefeitura tem a estátua do fundador de Copenhague, o bispo Absalon.
Lá se encontra o primeiro relógio mundial, construído em 1955. O relógio de Jens Olsen é aberto para visitação de segunda a sexta das 10 as 16 horas e sábado até as 13 horas e tem um tour guiado até a torre.
A prefeitura fica na Rådhus pladtsen, uma praça bem simpática. Lá eu pude assistir a apresentação de uma banda formada apenas por crianças. Bem bonitinho. Na Rådhus pladtsen, próximo à prefeitura estão as estátuas de Hans Christian Andersen e de Niels Bohr, o ganhador do prêmio Nobel de física.
Também na praça está um dos mais famosos marcos de Copenhague, o Lurblæserne, contruído totalmente de bronze em 1914, encimado por dois vikings soprando uma trombeta antiga chamada lur.
Bom, aqui existe um pouco da conhecida licença artística, a lur data da Idade do Bronze (1500 AC), enquanto os vikings viveram cerca de 1000 anos atrás. Bom, de qualquer modo, a estátua é bem bonita, atraindo muitos cliques fotográficos. A altura da coluna é de 20 metros.
Dessa praça saem os ônibus turísticos. Existem diferentes tipos de tour com duração e custos variados. É uma boa opção para quem estiver já cansado de tanto andar, porém é sempre bom lembrar que Copenhague é uma cidade fácil para se conhecer a pé.
Quem estiver interessado em saber mais sobre os ônibus turísticos pode acessar o site: www.sightseeing.dk.
Foi na Rådhus pladtsen que anunciaram o Rio de Janeiro como cidade vencedora para sediar as Olimpíadas de 2016. O Rio concorria com Madri (segunda colocada), Chicago (primeira eliminada) e Tokio (segunda eliminada). Toda a praça foi coberta de verde e amarelo para celebrar a vitória brasileira. Parabéns Rio! E parabéns para todos nós brasileiros.
Saindo da Rådhus pladtsen, na direção oposta ao Tivoli, tem várias ruas com lojas variadas e muitos souvenirs. A principal é a Kompagnistraede, uma rua formada por um calçadão e muitos souvenirs para encher a estante de qualquer um que ainda não tenha perdido a paciência com esse tipo de lembranças.
O calçadão termina na Strøget, uma das mais longas ruas de compras da Europa. Essa rua, reservada inteiramente aos pedestres, corta boa parte do centro histórico de Copenhagen. Ela tem diferentes nomes em cada trecho, mas acabou sendo conhecida mesmo pelo nome de Strøget. Movimentada a maior parte do dia, é lotada de restaurantes, bares e lojas. É onde as pessoas sentam-se diante de enormes canecos de cerveja para conversar ou assistir ao espetáculo dos músicos de rua.
A Strøget por sua vez, termina na Niels Juels Gade, na junção entre as duas está o Det Kongelige Teater (Teatro Real Dinamarquês), construído em 1874 e conhecido como Old Stage. Foi fundado como teatro do rei e depois como teatro da nação. Apresenta peças de ópera, o Ballet Royal Dinamarquês, música clássica pela Orquestra Real Dinamarquesa (fundada em 1448) e drama.
Existe tours guiados com duração de uma hora e meia as 9:30 ou 10:00 e as 16:30 ou 17:00. O ingresso custa a bagatela de 1875 DKK, aproximadamente 252,00 euros. Uma pechincha… O valor é mais alto do que os das peças exibidas. Vai entender…
Bem ao lado do teatro está o Stærekassen, que faz parte do Teatro Real. Este anexo do teatro principal foi lindamente construído em estilo Art Déco, um charme. É usado para produções de drama.
Mais ou menos perto doDet Kongelige Teater, indo em direção ao National Banken, próximo à ponte Bremerholm, se encontra o Børsen, o inconfundível prédio em estilo renascentista holandês da Bolsa de Valores de Copenhague.
O Børsen constitui mais uma das construções realizadas por Christian IV em 1619-1640, e é bolsa de valores mais antigas na Dinamarca.
É facilmente reconhecido pela sua torre em espiral formada com quatro caudas de dragões entrelaçadas, atingindo uma altura de 56 metros.
Voltando à rua Strøget, virando na rua Købmagergade, chega-se na Rundetarn, uma torre construída por Christian IV entre 1637 e 1642. O projeto fazia parte de um complexo combinando igreja, biblioteca e observatório em um único prédio. Existe uma lenda dizendo que Peter o grande da Rússia subiu com cavalos e carruagem nos 300 metros de escadas dessa torre.
Sem dúvida é uma boa subida. A torre é aberta diarimante de maio a setembro das 10:00 às 20:00 e nos outros meses das 10:00 às 17:00. O ingresso custa 25 DKK.
Para fechar o círculo central, voltamos para a Rådhus pladtsen, e no caminho encontramos a Vor Frue Kirken, a catedral de Copenhague, cujo nome significa Igreja de Nossa Senhora.
O local já foi sede de outra igreja desde 1209, porém a igreja original foi destruída em um bombardeio em 1807. A nova catedral existente hoje foi construída em estilo neoclássico sendo inaugurada em 1829.
O interior da catedral forma um ambiente de paz e tranquilidade com belas esculturas.