Mesquitas
-
Marrakech, entre o Bab Agnaou e as Tumbas Saadianas
Após conhecer a medina e a praça Djemaa el Fna durante o dia, fomos até o portão mais famoso de Marrakech, o Bab Agnou, principal porta de acesso para o Kasbah, onde estão a Mesquita do Kasbah e as belas Tumbas Saadinas, um mausoléu ricamente decorado com mármore italiano e teto de cedro, um local que nenhum turista deve perder.
-
A mesquita Koutoubia, símbolo de Marrakech
O primeiro lugar que visitamos no dia seguinte a nossa chegada em Marrakech foi a mesquita Koutoubia, localizada na avenida Mohammed V, próximo à praça Djemaa el Fna, o coração da medina. Pela sua beleza, história e símbolo de religiosidade do país, a Koutoubia domina a paisagem no horizonte de Marrakech. Além de ser tida como uma casa de espiritualidade para os marroquinos, a mesquita também é um must to see para turistas de todo o mundo. Não é à toa que alguns livros comparam sua importância turística para Marrakech é tão grande como a da Torre Eiffel para Paris.
-
No caminho de Fès a Marrakech, vivenciando a festa religiosa no Marrocos
No último dia em Fès, arrumamos nossa bagagem e saímos cedinho rumo à tão esperada Marrakesh. Esse era um dia muito especial no Marrocos, e acredito que em todos os países muçulmanos também, afinal era a festa religiosa conhecida como O Sacrifício de Abraão ou a Festa do Cordeiro, fazendo referência à passagem bílbica onde Deus pede para Abraão sacrificar seu filho em honra a Ele
-
O que há para ver na medina de Fès
Com certeza, estando em Fès, a medina medieval é o lugar onde se deseja passar a maior parte do tempo. Em Fès el-Bali (cidade antiga) é onde estão a maioria dos pontos turísticos de Fès. Só para se ter uma idéia, são 10.572 construções de interesse histórico, incluindo 185 mesquitas, numerosas medersas (universidades corânicas), vários palácios, o interessante curtume, além de restaurantes típicos e souks para comércio de tapetes, couro, especiarias, metais, etc.
-
Inshalá, vamos entrar na medina de Fès
Entrar na medina de Fès foi para mim um dos momentos mais esperados da viagem ao Marrocos. Depois de tanto ler sobre o local, em casa antes de viajar e durante o vôo para Madri, não tem como a curiosidade e a imaginação não aumentarem e criarem várias versões sobre como seria estar dentro da mais antiga medina do mundo árabe. A medina é formada por uma confusão de pessoas e bichos se movimentando, rezando, fazendo comércio, enfim vivendo o dia a dia marroquino. Ali somos transpostados para outra época de um período que parou no tempo. Nossos sentidos ficam aguçados, visão, tato, olfato e audição são bombardeados com imagens,…
-
Mausoléu Mohammed V e outros lugares em Rabat
Rabat, a capital do Marrocos, oferece lindos lugares para visitação. Aqui estão descritos alguns desses lugares com importância histórica e religiosa como as muralhas do Chellah, o Mausoléu de Mohammed V e a Mesquita Hassan.
-
Casablanca – a bela Mesquita Hassan II
Monumento que simboliza o compromisso, genialidade arquitetônica e devoção do povo marroquino, a Mesquita Hassan II é uma jóia da arquitetura moderna, situada em um dos bairros mais povoados de Casablanca. É a maior mesquita do Marrocos e a terceira mais importante da religião islâmica. Além disso, é a única mesquita do mundo que permite a entrada de não muçulmanos.